ANO JUBILAR DE 2025
DIOCESE DE TRÊS LAGOAS CELEBRA EM COMUNHÃO COM A IGREJA UNIVERSAL
- Categoria: Geral
- Publicação: 11/01/2025 19:23
A Diocese de Três Lagoas, sob a liderança de Dom Luiz Gonçalves Knupp, anunciou as celebrações do Ano Jubilar de 2025, em resposta ao chamado do Santo Padre, o Papa Francisco. O jubileu, proclamado pela Bula Spes Non Confundit (“a esperança não engana”), será um período de profunda renovação espiritual, centrado na Fé, Esperança e Caridade, e será vivenciado em união com toda a Igreja universal.
Abertura Solene e Igrejas Indulgenciárias
O Ano Jubilar terá sua abertura solene na Diocese no dia 28 de dezembro de 2024, com uma peregrinação que partirá às 18h da Igreja Santo Antônio em direção à Catedral Sagrado Coração de Jesus em Três Lagoas. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano.
Duas igrejas foram designadas como principais locais indulgenciários na Diocese:
- Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Três Lagoas.
- Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Taboado.
- 13 de fevereiro: Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida – Aparecida do Taboado;
- 13 de março: Paróquia São José – Cassilândia;
- 29 de maio: Paróquia Cristo Bom Pastor – Brasilândia;
- 26 de junho: Paróquia São Pedro Apóstolo – Chapadão do Sul;
- 24 de julho: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Água Clara;
- 28 de agosto: Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres – Três Lagoas;
- 25 de setembro: Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Pardo;
- 23 de outubro: Paróquia Sant’Ana – Paranaíba;
- 13 de novembro: Paróquia São João Batista – Selvíria;
- 18 de dezembro: Paróquia Senhor Bom Jesus – Inocência.
Os fiéis que peregrinarem a essas igrejas e cumprirem as condições ordinárias — Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística, oração do Credo e Pai Nosso pelas intenções do Papa e o desejo de conversão — poderão receber a indulgência plenária.
Jubileu nas Paróquias e Presbíteros
Para que o Ano Santo alcance o maior número de fiéis, dez igrejas paroquiais foram definidas como referenciais para celebrações jubilares e obtenção de indulgências. As igrejas e datas são as seguintes:
As datas incluem celebrações especiais, como confissões e missas, conduzidas pelos presbíteros, criando oportunidades para os fiéis vivenciarem a espiritualidade do jubileu em suas comunidades.
Um Ano de Renovação Espiritual
Com o lema “Peregrinar com o coração aberto”, inspirado na Spes Non Confundit, o Ano Jubilar convida os fiéis a uma experiência de conversão e do amor transformador de Deus. Durante esse período, serão promovidas peregrinações, confissões e celebrações para fomentar a comunhão eclesial e o testemunho da esperança.
Mensagem Final
Dom Luiz Knupp invoca a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus para que este Ano Santo seja um tempo favorável à renovação espiritual e à vivência da esperança que não decepciona.
A Diocese convida a todos os fiéis a participarem intensamente deste momento histórico, vivendo o jubileu em comunhão com toda a Igreja universal.